Ação

Igreja define tema da Campanha da Fraternidade 2018

Superação da violência irá nortear os debates da 54ª edição do evento; comunidade de Pelotas pode acompanhar apresentação nesta sexta às 19h

Divulgação -

Chega mais um fim de ano e com ele o lançamento do tema para a Campanha da Fraternidade de 2018, ação realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil desde 1964. Para a 54ª edição, o tema será Fraternidade e superação da violência. Em Pelotas, uma apresentação a respeito da temática ocorre nesta sexta-feira (15), no auditório do Colégio São José, às 19h, com painel entre o promotor José Olavo Passos e o padre Cesar Leandro Padilha. 

O tema e o lema, Em Cristo somos todos irmãos, foram definidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De acordo com o padre Luiz Amarildo Boari, da arquidiocese de Pelotas, lideranças e grupos afins com o assunto, além de irmãos de outras terminações religiosas, foram convidados a participar da campanha em Pelotas. “Queremos, mês a mês, trabalhar uma situação de violência. Violência contra a mulher, contra as crianças, violência cultural”, cita. “São atividades que vão ocorrer ao longo do ano com escolas e órgãos que queiram participar, como caminhadas e palestras”, informa o padre.

A violência social crescente no país foi motivação para a escolha. “Percebemos uma banalização da vida. Há um combate paliativo à violência brutal, mas não há uma profunda discussão a respeito das raízes dessa violência”, opina Boari a respeito do cenário de insegurança em Pelotas e na Zona Sul. “Se precisamos fazer uma campanha da fraternidade é porque os irmãos não estão agindo como irmãos”, completa.

Para o padre Cesar Padilha, um dos participantes do painel desta sexta, a proposta é que os católicos saiam da igreja para entrar em diálogo com a sociedade. “Nós, enquanto sociedade, temos pecados. A cada ano mostramos um ponto social que precisa de um compromisso de mudança”, diz, sobre a iniciativa. Para 2018, destaca que a ideia central é propor uma cultura da paz. “Vamos debater como os cristãos podem colaborar com uma educação para a cultura da paz.” Portanto, todos estão convidados, ressalta o padre, pois “O desejo da paz está em todas as pessoas de bem, independentemente da religião”, adiciona.

Já a abertura oficial da Campanha da Fraternidade ocorre no dia 14 de fevereiro, na Quarta-feira de Cinzas que dá início à Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, principal celebração cristã.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mais da metade das prefeituras e Câmaras da Zona Sul não têm ouvidoria

MEC divulga cronograma do Sisu 2018 Próximo

MEC divulga cronograma do Sisu 2018

Deixe seu comentário